Estado tenta conseguir hospital universitário para federal de Paulo Afonso - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Educação

Estado tenta conseguir hospital universitário para federal de Paulo Afonso

30 de Abril de 2015 | 22h 11
Estado tenta conseguir hospital universitário para federal de Paulo Afonso

Para viabilizar um campo de prática para o curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e ampliar o atendimento à população da região de Paulo Afonso, a Secretaria da Saúde (Sesab) intermediou entendimento entre o Governo do Estado, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) – atual gestora do Hospital Nair Alves de Souza, sediado na cidade –, a prefeitura e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão vinculado ao Ministério de Educação.

Em reunião na quarta-feira (29), em Brasília, ficou acordado que a Ebserh fará visita técnica à unidade no próximo dia 22 de maio. O intuito é que a unidade seja transformada em hospital universitário. “Vamos fazer a visita e o que for possível para viabilizar o projeto”, comprometeu-se a presidente da instituição, Jeanne Michel, com os secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde) e Josias Gomes (Relações Institucionais), o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, o diretor da Chesf, Helder Falcão, o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, o representante do governo baiano em Brasília, Jonas Paulo, e outras autoridades presentes.

A partir da visita, serão adotadas as providências para que o processo de transferência do Hospital Nair Alves para a Ebserh seja efetivado. Jeanne Michel avaliou positivamente a proposta apresentada pela Chesf, que prevê a transferência em fases, pois o orçamento para gerir uma unidade como a em questão é alto – aproximadamente R$ 8 milhões/ano apenas com o pagamento de pessoal.

Fábio Vilas-Boas explicou que o processo de transferência levará três anos. Segundo ele, a mudança permitirá a implantação de uma UTI na unidade. “Chegamos a um entendimento importante para a saúde da população de Paulo Afonso e região. Este foi o primeiro passo. Em 60 dias vamos assinar o protocolo da transferência, conforme o compromisso firmado hoje entre todos os entes”, disse o secretário. “Queremos um hospital universitário em Paulo Afonso e vamos conquistar isso. Esperamos que seja concretizado no próximo ano”.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje