Oi inicia modernização de rede de banda larga para aumentar qualidade de transmissão - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Bahia

Oi inicia modernização de rede de banda larga para aumentar qualidade de transmissão

30 de Abril de 2015 | 16h 53

Meta é beneficiar cerca de 6 milhões de clientes de banda larga fixa e móvel até 2016

Oi inicia modernização de rede de banda larga para aumentar qualidade de transmissão

A Oi começou a implantar uma nova arquitetura para sua rede de comunicação de dados em banda larga, que vai aumentar a eficiência dos serviços prestados a seus clientes e proporcionar economia na operação de infraestrutura da empresa. Com a nova arquitetura de rede, os clientes da banda larga fixa e móvel da Oi vão realizar downloads de forma mais rápida, assistir a canais de vídeos em alta definição com maior qualidade e realizar chamadas de vídeo e voz. A inovação que está sendo adotada permite a utilização mais eficiente da totalidade de banda disponível em momentos de maior consumo, evitando assim congestionamento e lentidão na rede.

 A nova arquitetura, em parceria com a Alcatel-Lucent, é do tipo “single edge”. Trata-se de um tipo de arquitetura de rede de telecomunicações que permite oferecer serviços de redes de acesso, tais como móvel, banda larga, IPTV e B2B, a partir de uma mesma plataforma. Ao eliminar a necessidade de gerenciamento individualizado para cada tipo de rede de acesso, o “single edge” garante agilidade na solução de problemas, além de proporcionar redução de custos com manutenção e operação. Com a inovação, será possível reduzir em quase 50% o número de equipamentos na planta de rede de acesso IP da Oi.

 A implantação da nova arquitetura prevê o atendimento em 167 municípios até 2016, beneficiando cerca de 6 milhões de assinantes banda larga e mais de 9 mil clientes corporativos da Oi.

 A Oi e a Alcatel-Lucent já são parceiras em outro projeto estruturante em andamento: a implantação de uma tecnologia inovadora que vai ampliar em até 57 vezes a capacidade de transmissão de dados no backbone (a espinha dorsal de uma rede de telecomunicações) da Oi. O projeto se baseia no uso de equipamentos OTN (Optical Transport Network) em circuitos de 100GB que cobrem uma extensão de 30 mil quilômetros de rede. Com isso, o backbone da Oi ganha ainda mais robustez para atender ao crescente consumo de dados nos próximos anos, tendência mundial no setor de telecom.



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje