Temer, Dilma, Lula lamentam morte de Fidel: 'Maior de todos os latino-americanos’ - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Mundo

Temer, Dilma, Lula lamentam morte de Fidel: 'Maior de todos os latino-americanos’

26 de Novembro de 2016 | 15h 06
Temer, Dilma, Lula lamentam morte de Fidel: 'Maior de todos os latino-americanos’
Foto: Reprodução
O presidente Michel Temer lamentou neste sábado (26), em breve nota, a morte do ex-presidente cubano Fidel Castro. "Fidel Castro foi um líder de convicções. Marcou a segunda metade do século XX com a defesa firme das ideias em que acreditava".
 
Os ex-presidentes da República Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva também lamentaram a morte de Fidel. Lula afirmou, em nota, que o falecimento do ditador e líder revolucionário foi como a perda de um irmão mais velho. "Morreu ontem o maior de todos os latino-americanos, o comandante em chefe da revolução cubana, meu amigo e companheiro Fidel Castro Ruiz", disse, em nota à imprensa.
 
De acordo com ele, para os povos do continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente os homens e mulheres de sua geração, Fidel foi "sempre uma voz de luta e esperança". Para ele, a figura de Fidel animou "sonhos de liberdade, soberania e igualdade".
 
O ex-presidente não disse se irá ao funeral do cubano. Dilma classificou a morte como motivo de luta e dor. "Fidel foi um dos mais importantes políticos contemporâneos e um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração, numa América Latina unida e forte", destacou ela, em nota.
 
Para ela, Fidel foi um homem que soube unir “ação e pensamento, mobilizando forças populares contra a exploração de seu povo". A ex-presidente também não informou se participará do funeral do ex-presidente, em Havana.


Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje