Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, domingo, 09 de agosto de 2020

Cultura

BTCA abre temporada do Solar Boa Dança com nova coreografia

20 de abril de 2015 | 15h 22

A apresentação com entrada gratuita

BTCA abre temporada do Solar Boa Dança com nova coreografia
Evento acontece na próxima quarta-feira (22), às 19h

O Cine Teatro Solar Boa Vista - um dos 17 espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) - recebe a suíte do espetáculo ‘Agô Arerê: Por favor não aperte o mamão’, do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA). A apresentação, com entrada gratuita, acontece na próxima quarta-feira (22), às 19h, e abre a temporada de oficinas gratuitas do ‘Solar Boa Dança’, uma parceria entre o Cine e o BTCA. 

O projeto é voltado para a formação, qualificação e difusão de atividades em dança, por meio da realização de oficinas, montagens, mostras coreográficas, seminários, visitações, intercâmbios, participações em eventos e apresentações públicas. O espetáculo tem inspiração livre na visão de dois artistas - o cantor e compositor Dorival Caymmi e o artista plástico Miguel Rio Branco. 

No palco, um ambiente com as cores, sons, luzes e os ritmos da capital baiana, com seus conflitos, personagens, belezas e contradições. Não faltam as ruas, o Carnaval, as feiras, o sincretismo religioso, os terreiros e a vanguarda cultural dos anos 50. O espétáculo tem trilha sonora especialmente criada pelo cantor e compositor Gerônimo Santana. 

Oficinas 

As Oficinas do ‘Solar da Dança’ serão realizadas em duas turmas - uma de Iniciação ao Ballet Instrumental, destinado à faixa etária entre 12 a 16 anos, e outra de Ballet Instrumental e Preparação Corporal para Dançarinos, direcionada a alunos a partir dos 16 anos. As aulas acontecem sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. Os interessados não precisam ter experiência em dança, mas devem ser moradores do bairro do Engenho Velho de Brotas ou adjacências. 

BTCA 

O Balé Teatro Castro Alves é a companhia de dança oficial da Bahia, criada em 1º de abril de 1981, pelo Governo do Estado e mantida pela Fundação Cultural (Funceb), unidade da Secult. Atualmente, com um corpo artístico formado por 36 bailarinos, conta com mais de 50 montagens em seu repertório, sendo uma presença destacada no cenário da dança nacional e internacional. 

Espaços Culturais 

A Secult Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco estão em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro,Valença e Vitória da Conquista.Serviço 



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje