MOC tem projeto aprovado pelo Criança Esperança - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Geral

MOC tem projeto aprovado pelo Criança Esperança

20 de Abril de 2015 | 09h 41
MOC tem projeto aprovado pelo Criança Esperança
 Dos 103 projetos apoiados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em todas as regiões do Brasil que diretamente contemplarão cerca de 48 mil crianças, está o projeto “Cantando e Contando a nossa História”, desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC). Mais de 1,2 mil instituições concorreram ao edital publicado pela UNESCO responsável pela seleção e pelo repasse das doações arrecadadas em 2014, durante a 29ª edição da campanha Criança Esperança.
 
O projeto “Cantando e Contando a nossa História” visa contribuir com a promoção do desenvolvimento humano e social de crianças e adolescentes de comunidades tradicionais (remanescentes de quilombolas e assentamento da reforma agrária) em Retirolândia e Santa Luz, a partir de processos sócios educativos e culturais de produção de conhecimento sobre a história local, na perspectiva do protagonismo infanto juvenil com o fortalecimento do desenvolvimento comunitário.
 
A iniciativa nasce da necessidade de responder a demandas de crianças e adolescente e gerar oportunidades de lazer, cultura e produção de conhecimentos sobre a história local, produzidas pelas crianças a partir de ferramentas de comunicação audiovisuais, registros fotográficos e escritos. Segundo Vandalva Oliveira, “estas demandas surgiram no processo de escuta destes sujeitos em intercâmbios de crianças do Semiárido quando dialogado sobre suas histórias, suas comunidades, seus sonhos”, ressalta.
 
As atividades serão desenvolvidas em horário oposto á escola formal, porém com uma intrínseca relação pedagógica com a prática escolar. Através de oficinas temáticas as crianças serão orientadas a pesquisar, registrar e sistematizar a história de suas comunidades, que serão publicizadas e adotadas como ferramentas de aprendizagem. Essas atividades estimulam a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção da escrita e a leitura. As ações do projeto se destinam a um total de 240 crianças, adolescentes e jovens, de 0 a 29 anos, mas também serão envolvidos professores/as, familiares e membros da comunidade na contação da história local.
 
Com seus quase 48 anos de história o MOC sempre buscou contribuir na promoção dos direitos da criança e do adolescente com vistas à criação e a manutenção de um ambiente de desenvolvimento e segurança, através de projetos, ações e políticas de fortalecimento dos poderes locais, em especial, organizações da sociedade civil, lideranças, famílias, crianças e adolescentes nos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, Semiárido baiano.


Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje