Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 19 de abril de 2024

Geral

Uefs recebe arquivos da ditadura na Bahia

20 de Abril de 2015 | 09h 13
Uefs recebe arquivos da ditadura na Bahia

Documentação do SNI (serviço secreto que abastecia o governo de informações) relacionados à ditadura militar na Bahia, poderão ser consultados por pesquisadores e qualquer interessado, na Uefs.

Leia também:

Vítimas falaram à Comissão da Verdade

Pinto fez greve de fome para passar por “mártir encarcerado”, diz documento da PM de 1975

7 mil documentos, cujos originais estão no Arquivo Nacional, foram entregues digitalizados na tarde de ontem (16), em evento que contou também com mesa-redonda sobre o tema “Ditadura civil-militar: Os perigos da Memória”. A documentação está no Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (Labelu), no módulo 7.

O professor Eurelino Coelho, coordenador do Labelu, disse à Tribuna Feirense que o material doado à universidade é “bastante significativo e o material mais importante que documenta a ditadura militar na Bahia”. Entre outras histórias, conta-se nestes papeis a perseguição de Antonio Carlos Magalhães ao Jornal da Bahia e a greve de fome feita por Chico Pinto em uma das ocasiões em que foi preso.

O historiador Grimaldo é baiano, mora atualmente no Rio de Janeiro e participa do grupo de pesquisa que teve acesso à documentação original. Ele organizou a vinda desta documentação para Feira e outras três cidades, incluindo Salvador. Grimaldo é autor do livro Ditadura Militar na Bahia e integrante dos grupos Memórias Reveladas e Tortura nunca mais.

Também foi lançado o novo livro de Grimaldo, "1964: 50 anos depois - A ditadura em debate", que contém um artigo da professora Elizete Silva, da Uefs.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje