Só 10% das mortes encefálicas no Clériston geraram doações de órgãos - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Só 10% das mortes encefálicas no Clériston geraram doações de órgãos

23 de Setembro de 2016 | 10h 37
Só 10% das mortes encefálicas no Clériston geraram doações de órgãos

A Organização à Procura de Órgãos (OPO) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOT) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) promovem várias ações nesta terça-feira (27/09) em comemoração ao Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos.

Em Feira de Santana, de janeiro a agosto deste ano, OPO/Feira acompanhou 42 protocolos de Morte Encefálica( ME), com 04 doações, sendo 33 negativas familiar e 05 contraindicações. Em 2015, no mesmo período foram 32 protocolos de Morte Encefálica (ME), com 06 doações, 25 negativas familiar e 01 contraindicação.

De acordo com Ana Andrea Pinho, representante da OPO/CIHDOT, a negativa familiar ainda é um dos entraves para a doação de órgão. “Percebe-se que apesar do aumento no número de diagnósticos de Morte Encefálica, ainda a recusa familiar é um dos maiores empecilhos para que a doação seja efetivada, sendo este um dos principais focos da campanha sobre doação de órgãos este ano, onde se orienta as pessoas a informarem aos seus familiares o desejo de ser doador ou não”, disse Ana Andrea.

No hospital será montado um stand no corredor principal do HGCA com distribuição de panfletos orientando sobre a doação de órgãos. Os participantes também poderão assistir palestra sobre o tema no auditório do HGCA, seguida de momento em homenagem aos colaboradores no processo de doação /transplante, além de apresentação cultural.

As atividades marcam a Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, uma iniciativa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde, realizada anualmente na última semana de setembro, com o objetivo de chamar atenção para a importância da doação de órgãos.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje