Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 19 de abril de 2024

Saúde

SAMU capacitará cerca de 600 pessoas para atendimento de primeiros socorros

16 de Setembro de 2016 | 14h 26
SAMU capacitará cerca de 600 pessoas para atendimento de primeiros socorros
Foto: Divulgação
Como parte das comemorações pelos 12 anos de implantação do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Feira de Santana, foi realizada mais uma Sessão Científica na noite desta quinta-feira, 15, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade foi lançado o projeto: "Capacitação de Primeiros Socorros para a Comunidade". A iniciativa visa formar multiplicadores de informações preparados para prestar primeiros socorros em casos de urgência e emergência. 
 
De acordo com a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo, o projeto foi pensado a partir da análise dos dados do órgão, quando constatou-se um número considerável de chamadas desnecessárias, bem como casos de pessoas que apresentam dificuldades em acionar e utilizar o serviço corretamente, e situações de algumas vítimas fatais que se tivessem um socorro adequado até a equipe chegar poderiam ter sido salvas.
 
“Esse ano a gente resolveu ampliar esse momento e estar mais próximo á comunidade, pois as pessoas são nosso maior patrimônio”, declarou Maiza. Além de fornecer informação e capacitação, o projeto tem como objetivo estreitar os laços do SAMU com a comunidade, e para isso agrega diversas instâncias da sociedade, como escolas, igrejas, associações, agentes comunitários de saúde, e agentes de endemias.
 
O público alvo é composto por: estudantes de enfermagem e medicina, cuidadores, alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, e adultos que tenham interesse. No total, serão 90 multiplicadores voluntários, que serão treinados e atuarão como parceiros nas capacitações.
 
A primeira ação do projeto será no distrito de Humildes, no dia 27 desse mês. “Por se tratar de locais mais distantes, e de mais difícil acesso, a zona rural será prioridade para a equipe”, explica a coordenadora. A estimativa é de que 600 pessoas sejam capacitadas. Os interessados devem comparecer pela manhã ao SAMU, situado na avenida João Durval Carneiro, ao lado da Secretaria de Saúde. As inscrições seguem até a próxima quarta- feira, 20.
 
As informações são da Secom/PMFS.


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje