Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sábado, 30 de maio de 2020

Geral

Jornalistas voltam ao circuito Maneca Ferreira com o Zero Hora

06 de abril de 2015 | 08h 38
Jornalistas voltam ao circuito Maneca Ferreira com o Zero Hora

Às Zero Horas do dia 23 de abril os jornalistas voltarão ao Circuito Maneca Ferreira. Atrás da charanga e sem pensar na pauta do dia seguinte, eles irão cumprir a missão de voltar a colocar seu bloco na rua que promete preservar, em essência, a diversão despretensiosa daqueles que fazem a notícia.

A cena, familiar para a maioria dos feirenses, tornou-se uma tradição desde quando as redações ainda eram equipadas com máquinas de escrever, e a boneca do periódico desenhada à mão. Às zero hora, enquanto as edições do dia seguinte finalmente era multiplicadas nas gráficas, os jornalistas feirenses soltavam fogos (literalmente!) que anunciavam o início do arrastão que sairia do Bar de Zequinha. Crítico, debochado e irreverente, o bloco estampava em suas camisas temas nacionais ou locais, em sua maioria críticas aos governos da época.

Na Micareta 2015, o Zero Hora volta ao circuito preservando ao máximo seu formato original. “A ideia de resgatar o bloco aconteceu durante uma cobertura de pauta, como tantas outras. Depois de uma conversa saudosa sobre os bons tempos do Zero Hora, definimos pelo retorno efetivo. O bloco faz parte da história do jornalismo feirense e nosso principal objetivo é manter ele vivo, fazendo com que tanto os profissionais que já o aproveitaram, quanto os que estão chegando agora no mercado possam viver esse momento”, afirmou Neire Matos, uma das fundadoras do bloco.

Como manda a tradição, o primeiro lote de camisas será vendido apenas para jornalistas. “Estudantes de jornalismo também terão prioridade”, informou Matos. Os interessados devem procurar mais informações no balcão de venda do Jornal Folha do Estado, no Shopping Boulevard, “ou ligar para os colegas, afinal, alguém sempre sabe dar uma notícia”, brincou.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje