Kuczynski quer governo formado por técnicos, inclusive de partidos da oposição - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Política

Kuczynski quer governo formado por técnicos, inclusive de partidos da oposição

10 de Junho de 2016 | 09h 06
Kuczynski quer governo formado por técnicos, inclusive de partidos da oposição

O gabinete ministerial que vai trabalhar desde os primeiros dias do governo do presidente eleito do Peru, Pedro Paulo Kuczynski, será formado por técnicos de diversos partidos, incluindo a Força Popular, da candidata derrotada, Keiko Fujimori, e da Frente Ampla, partido da terceira colocada no primeiro turno das eleições Veronika Mendoza. O anúncio foi feito hoje (10) por Kuczynski.

Na primeira entrevista depois de confirmada sua vitória, ontem (9), Kuczynski anunciou ao Canal 2 que o chefe da equipe técnica de sua coligação partidária, o Peruanos por el Kambio (PPK), Alfredo Thorne será o novo ministro de Economia e Finanças, como havia adiantado previamente.

“Absolutamente [teremos técnicos de outros partidos), vamos buscar as pessoas mais indicadas de todo Peru. Eu sou um tecnocrata e vou buscar técnicos. Vamos levar em conta a Força Popular e a Frente Ampla”, disse.

Neste sentido, considerou necessário convencer a coligação de Keiko Fujimori – Força Popular –,  assim como técnicos que estão mais à esquerda, sobre temas que, segundo ele, nenhum peruano pode ser contrário.

“A maioria dos empregos hoje vêm de pequenas e médias empresas. Se não as ajudamos, não seguiremos adiante. Não com subsídios, mas vamos apoiá-las com crédito”, disse.

Kuczynski adiantou que investirá também esforços e recursos em educação, saúde e água.

O economista de 77 anos, que hoje alcançou o maior número de votos, após 100% dos votos apurados, disse que já tem outros nomes de sua equipe em mente, mas que, por enquanto, esses nomes ficam “guardados no bolso”.

“O caso de [que continue como ministro da Educação] Jaime Saavedra, seria uma ideia magnífica, mas precisaríamos convence-lo. Seria ótimo se ele fizesse esse sacrifício”, disse.

Ele disse ainda que espera que, em 2021, quando se comemorará o bicentenário da República peruana, o país “esteja com o pé finacado na modernidade”.

Kuczynski disse ainda que vai cumprir os compromissos assumidos anteriormente, como o reajuste aos professores, e descartou que vá privatizar a empresa de água Sedapal.

Viajem a China

O presidente eleito informou que a primeira viagem que fará este ano será para a China, antes da encontro anual dos membros da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, da sigla em inglês), previsto para novembro, já que economicamente é importante para o país. 

Por último, disse que em seus primeiros 100 dias, vai enfrentar a questão da segurança pública no país, oferecendo mais oportunidades aos jovens.

*Com informações da Agência Andina

FONTE: Agência Brasil



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje