Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 19 de abril de 2024

Saúde

Glaucoma tem tratamento gratuito no hospital Roberto Santos

26 de Maio de 2016 | 15h 21
Glaucoma tem tratamento gratuito no hospital Roberto Santos

Comemorado nesta quinta-feira (26), o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é uma importante data para esclarecer as especificidades deste mal que atinge cerca de 300 mil pessoas na Bahia e 70 milhões em todo mundo. No estado, os cidadãos podem contar com atendimento gratuito no ambulatório de glaucoma do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). 

Com funcionamento às quintas e sextas-feiras, a unidade tem uma equipe de quatro especialistas. São atendidos os pacientes encaminhados após avaliação no departamento de oftalmologia geral do hospital. Feita a avaliação no setor de glaucoma, se diagnosticada a doença, dá-se prosseguimento ao tratamento mais indicado para cada caso. 

Por ser assintomático na maioria das vezes, o glaucoma causa dano irreversível e silencioso do campo de visão, o que quer dizer que o paciente com a doença tem chance significativa de ficar cego. Embora não tenha cura, a doença pode ser controlada com medicação ou cirurgia. Para tanto, o diagnóstico e tratamento rápidos são fundamentais. 

“O glaucoma é uma doença do nervo óptico que não apresenta sintomas em sua fase inicial. À medida que o dano se agrava, o paciente pode perceber restrição de campo, causando cegueira nos casos muito avançados. As crises de glaucoma agudo podem apresentar muita dor, baixa súbita de visão, náuseas e vômitos”, explica Mônica Mayoral, oftalmologista especialista em glaucoma clínico e cirúrgico, que integra a equipe do ambulatório do HGRS. 

Diagnóstico

Altos míopes, diabéticos, afrodescendentes e pessoas com a pressão intraocular elevada são, segundo a médica, os mais propensos a desenvolver glaucoma. Para diagnosticar a doença, os pacientes com suspeita devem realizar, além do exame oftalmológico completo, com aferição da pressão intraocular e fundoscopia, a paquimetria, campimetria, retinografia simples, tomografia de coerência óptica (OCT), curva tensional e gonioscopia. 

De acordo com Mayoral, alguns mitos reverberados pela população podem atrapalhar o tratamento do paciente com glaucoma. “Costumam dizer que existem exercícios oculares que curam o glaucoma. Isso é muito grave, porque todas as pesquisas realizadas no mundo apontam como sendo uma doença incurável. Então, alguns pacientes param o tratamento acreditando nesses exercícios, e a doença progride mais veloz quando não controlada com a medicação”. 

A oftalmologista acrescenta que “outro mito é que a cirurgia de glaucoma cega. Pode ocorrer de alguém ficar cego após a cirurgia, mas é muito raro e acontece quando a doença já está em um estágio avançado. Mesmo sem cirurgia, há possibilidade de ocorrer a baixa de visão. Em casos assim, conversamos muito com o paciente e sua família para que eles estejam cientes de todas as possíveis consequências da cirurgia e da doença”.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje