Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sábado, 28 de março de 2020

Geral

Pesquisa sobre mobilidade urbana é apresentada

25 de março de 2015 | 09h 42
Pesquisa sobre mobilidade urbana é apresentada
A Pesquisa levantou dados sobre deslocamentos em dias úteis típicos

Líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Zé Neto promoveu nesta segunda feira (23), um evento para a apresentação do resultado da Pesquisa Origem e Destino Domiciliar da Região Metropolitana de Feira de Santana de 2014, realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA). O evento aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), e debateu uma das questões que mais afeta a população de Feira e região, a mobilidade urbana. A apresentação da pesquisa ficou por conta do superintendente da SEINFRA, Antônio Peixoto Junior.

A Pesquisa teve como objetivo o levantamento de informações atualizadas sobre os deslocamentos realizados em dias úteis típicos, sendo um instrumento de coleta de informações sobre viagens, e servindo de base para os estudos de planejamento de transporte. Antônio Peixoto Junior, falou da importância da pesquisa na Região de Feira de Santana: “Estou muito feliz de trazer para Feira de Santana o resultado da pesquisa de mobilidade. Certamente a prefeitura do município vai poder se debruçar nesta ferramenta para fazer o planejamento urbano de Feira de Santana, porque com isso a população vai ser beneficiada e fazer suas viagens com um tempo menor, com menos trauma, poucos engarrafamentos, com a cidade melhor dimensionada, com a sua malha urbana, melhor resolvida para que as pessoas façam suas viagens para o trabalho, para a escola sem o estresse do dia a dia, que é feito tanto em Feira como nas grandes metrópoles do nosso país".

Os dados apresentados no evento forneceram informações importantes que afetam a população, por exemplo, uma viagem realizada por bicicleta e ônibus, onde o entrevistado declarou que levou 30 minutos de bicicleta e 50 minutos de ônibus. A pesquisa também aponta que das 1.812 mil viagens, 58,4% são realizadas por modo motorizado, sendo que 65,8% são por modo individual e 34,2% por modo coletivo. Um dado que chamou a atenção durante a apresentação da pesquisa foi o fato de que 36,8% da população feirense de desloca a pé para seus destinos, enquanto apenas 13,9% da população utiliza transporte coletivo (ônibus)

O Deputado Estadual, Zé Neto, falou sobre a importância de trazer para Feira esta apresentação e agradeceu ao governador Rui Costa, o ex governador Jaques Wagner e o Senador Otto pelo importante trabalho realizado: “Esse momento é muito importante para buscarmos o desenvolvimento de Feira. A pesquisa vai dar um sentido para quem quer entender mais da dinâmica logística e de transporte da cidade, e como as pessoas se locomovem no município e na região Metropolitana. Hoje foram abordados fatores importantíssimos, que com certeza vão ajudar muito a nossa cidade” afirmou o deputado.

Após a apresentação da pesquisa, ao lado de Antônio Peixoto Jr, Zé Neto entregou a pesquisa completa para o secretário de planejamento do município de Feira de Santana, Carlos Brito, para que a prefeitura da cidade possa utilizar os dados para buscar melhorias para a população, já que a cidade passa por uma verdadeira crise no setor de transporte público e mobilidade urbana. 



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje