Por Dom Itamar Vian: Ramos da Alegria - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Cultura

Por Dom Itamar Vian: Ramos da Alegria

Dom Itamar Vian - 24 de Março de 2015 | 09h 33
Por Dom Itamar Vian: Ramos da Alegria
A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos. Jesus entra em Jerusalém. A multidão dos discípulos acompanha-O em festa, os mantos são estendidos diante d’Ele. Fala-se dos prodígios que realizou e ergue-se um grito de louvor: ”Bendito  o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas” (Lc 19,38).
 
Multidão, festa, louvor, bênção e paz. Respira-se um clima de alegria. Jesus despertou esperanças no coração, especialmente das pessoas humildes, simples, pobres, doentes, abandonadas, pessoas que não contam aos olhos do mundo. Soube compreender as misérias humanas, mostrou o rosto misericordioso de Deus e inclinou-Se para curar o corpo e alma.
 
Assim é Jesus. Assim é o seu coração,  que vê  nossas enfermidades e nossos pecados. Grande é o amor de Jesus! Entra em Jerusalém com este amor que acolhe a todos. É um espetáculo lindo: cheio de luz, de alegria, de festa e de esperança. Jesus entra em Jerusalém sendo aclamado por uma multidão de seguidores e admiradores.
 
No próximo domingo, também nós vamos agitar ramos. Vamos  acolher Jesus. Manifestar a alegria de O sentir perto de nós, presente em nós e no nosso meio,  como farol luminoso da nossa vida. Jesus desceu para caminhar conosco como nosso amigo, como nosso irmão.  Ele nos ilumina ao longo do caminho da vida. 
 
O tema apresentado no Domingo de Ramos é a alegria! Nunca sejamos homens e mulheres tristes. Um cristão não  pode ser triste! Nunca nos deixemos invadir pelo desânimo! A nossa alegria não nasce de nós; nasce do fato de sabermos que, com Jesus, nunca estamos sozinhos, mesmo nos momentos difíceis, mesmo quando o caminho da vida nos oferece sofrimentos que parecem insuperáveis. Sabemos que Ele nos acompanha e nos carrega aos seus ombros: aqui está a nossa alegria.
 
Alegria é a palavra insistente que brota do falar e do ser do Papa Francisco. Diz  o Papa: “Há cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa. Tem sempre cara de quaresma”. Com alegria, vamos participar, neste domingo, da Procissão de Ramos. Vamos acolher Jesus com ramos verdes. Vamos segui-Lo todos os dias sendo testemunhas alegres de sua Ressurreição. 


Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje