Huawei e UFCG criam laboratório para Computação em Nuvem - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Educação

Huawei e UFCG criam laboratório para Computação em Nuvem

20 de Março de 2015 | 08h 27

Educação e capacitação tecnológica são as prioridades do projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), que contou com o apoio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba

Huawei e UFCG criam laboratório para Computação em Nuvem

A Huawei e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) anunciam uma parceria para pesquisa e desenvolvimento dedicada à educação e capacitação de alunos em computação em nuvem e inovação tecnológica no Brasil. O objetivo do projeto, que inclui a montagem de um laboratório de pesquisa no Campus da UFCG e que contou com a intermediação e o apoio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, é capacitar alunos da instituição para trabalhar com equipamentos e softwares no segmento de computação em nuvem.

“A UFCG é uma instuição de ensino qualificada que possui um histórico de inovação em TIC e liderança na área de computação em nuvem, experiência que motivou a Huawei a implementar esse laboratório conjunto na Paraíba. A computação em nuvem tem um amplo potencial de crescimento mercadológico e de desenvolvimento tecnológico e científico, o que torna esta parceria estratégica para a empresa, para a universidade, assim como para todo o Brasil”, explica Tito Ocampos, Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Huawei.

Por meio deste acordo, a Huawei traz pela primeira vez ao País a solução FusionCube - um servidor para aplicações de Computação em Nuvem - que estará disponível no Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da UFCG para a capacitação dos alunos e também para pesquisas focadas em inovação tecnológica.

“Há mais de 15 anos operando no mercado brasileiro, a Huawei reforça com esta parceira seu compromisso de longo prazo de investimentos, pois se sente responsável em apoiar as iniciativas para o desenvolvimento do País. A empresa também defende que colaborar com as grandes Universidades é importante para promover as condições de inovação tecnológica que irão beneficiar os ambientes acadêmicos e a sociedade”, completa Tito Ocampos, da Huawei.

Certificação de alunos da UFCG

Ao longo de 13 meses serão treinados de 20 a 25 alunos da Universidade em disciplinas variadas, e no final do curso eles receberão um certificado de qualificação e estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho. Os alunos receberão uma bolsa de estudo como parte integrante do projeto.

O coordenador do projeto professor Kyller Costa Gorgônio, do Centro de Energia Elétrica e Informática/Embedded comenta que “este programa é importante para nossos alunos, pois possibilitará o acesso às tecnologias que darão suporte ao surgimento de aplicações inteligentes que irão facilitar a vida dos cidadãos. Essas aplicações vão desde sistemas para marcar consultas com seu médico online até sistemas complexos que podem reconfigurar o sistema de tráfego da uma cidade com base no fluxo de veículos. Isso possibilitará a esse aluno colocar-se mais facilmente em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo”. O treinamento e a criação de soluções em computação em nuvem visam contribuir para o modelo de cidades digitais com elevado nível de serviços públicos disponível na plataforma digital.

Fundação Parque Tecnológico da Paraíba

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PaqTcPB) atuou no andamento e definição da parceria como a principal instituição intermediária entra a UFCG e a Huawei. Atualmente a Fundação PaqTcPB conta com mais de 100 iniciativas em andamento na área de Tecnologias da Informação e atua como uma das grandes incentivadoras da região, o que inclui a criação do CITTA (Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo) que deve fomentar e dinamizar a inovação no Nordeste.

A Diretora Geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Francilene Procópio Garcia, celebra o investimento “esta parceria é muito bem vinda, à medida que nossos alunos terão oportunidade de vivenciar ambientes de formação e de transferência de conhecimentos suficiente para criar soluções competitivas e tecnologicamente avançadas, melhorando a qualidade de vida e ampliando as fronteiras econômicas do Estado. Nesse sentido, ganha não apenas Campina Grande, mas a Paraíba e todo o Nordeste”.

O projeto da Huawei será alocado no novo prédio do CITTA, localizado próximo ao CEEI da UFCG. Para oferecer as condições necessárias das novas tecnologias, será estabelecido um laboratório moderno equipado com a solução FusionCube V100 da Huawei para gerenciamento e armazenamento de dados em nuvem – esta será a primeira aplicação deste modelo de equipamento de computação em nuvem no Brasil.

A Huawei está aumentando suas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, tanto internamente quanto em projetos com parceiros externos acreditando no potencial inovador dos jovens brasileiros e na capacidade das universidades e institutos de pesquisa, seguindo firmemente sua diretriz de investir parte da sua receita em P&D. Dos 170 mil funcionários globais da Huawei cerca de 70 mil estão comprometidos com pesquisa e inovação, garantindo assim a liderança da empresa em soluções de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje