Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 24 de setembro de 2020

Geral

Mais 98 ônibus escolares são entregues em Feira de Santana

17 de março de 2015 | 08h 28
Mais 98 ônibus escolares são entregues em Feira de Santana
Além da entrega dos ônibus, também foram distribuídos 152.840 quilos de sementes para agricultores de 17 municípios do Portal do Sertão

Os estudantes da zona rural de 97 municípios baianos vão chegar ao colégio, com mais conforto e segurança, nos 98 novos ônibus entregues na manhã desta segunda-feira (16) pelo governador Rui Costa. A solenidade, com a presença de 76 prefeitos, foi realizada em Feira de Santana, no pátio do antigo Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), onde também foram distribuídos 152.840 quilos de sementes para agricultores de 17 municípios do Portal do Sertão.

“A entrega destes 98 ônibus escolares é uma ação do governo federal que começou em 2009 e tem a participação do Governo do Estado, na compra e distribuição dos veículos para os municípios. São equipamentos importantes para o transporte dos alunos das escolas estaduais e municipais”, afirmou Rui Costa.

Prefeito de Boa Vista do Tupim, João Durval Trabuco informa que o município possui uma zona rural grande, com 15 acampamentos de reforma agrária e cinco povoados. “Nós temos 14 ônibus, este é o décimo quinto, que vem dar mais conforto e tranquilidade para as crianças. Este é um dos programas mais importantes em parceria com os governos federal e estadual, pois incentiva as crianças da zona rural a irem para a escola”.

Visitas a escolas

Também nesta segunda-feira, o governador visitou a o Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, onde estuda a campeã brasileira das Olimpíadas de Matemática, Janaína Santana Santos. Nas olimpíadas nacionais, ela tem duas medalhas de ouro e duas de bronze, e, na competição estadual, ganhou três medalhas de ouro e uma de bronze. As olimpíadas são organizadas pelo Ministério da Educação, pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Celiane Mendes, 16 anos, faz o 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Celita Franca Silva, que não estava no roteiro de Rui. Ela e um grupo de colegas convidaram o governador para conhecer a escola, que fica no pátio do Derba. “Muitas pessoas não sabiam que tem essa escola aqui. A gente queria chamar a atenção de alguma forma, para que Rui conhecesse as condições o colégio. Ele pode sugerir ao secretário que faça algumas melhorias”.

Escola Municipal

O governador também visitou a Escola Municipal Ely Queiroz de Oliveira. A diretora Vânia Nery disse que receber o governador é um avanço. “Nunca ouvi falar de um governador visitando escolas municipais. Isso nos dá um ganho pedagógico porque podemos fazer parceria com o Estado. Nós temos o ensino fundamental 1 e 2, e o Estado oferece o ensino médio. Podemos fazer a ponte para que os alunos saiam daqui mais preparados para enfrentar o ensino médio e a entrada no ensino superior”. 

Agricultura familiar

Sobre as sementes distribuídas, Rui disse que “é uma entrega simbólica para os agricultores familiares, significando o início do trabalho de distribuição”. Será distribuído o total de R$ 10 milhões em sementes para todo o estado, beneficiando 296 municípios de 18 territórios de identidade, contemplando 137,5 mil agricultores familiares.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, a entrega de sementes simboliza a importância que os governos estadual e federal dão à zona rural. “O mundo rural tem uma importância muito grande com relação à produção de alimentos, nas relações de trabalho e no cuidado com o meio ambiente”. Segundo ele, as sementes distribuídas foram compradas da própria agricultura familiar. 



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje