Rui Costa manda reativar 60 leitos do Clériston Andrade - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Geral

Rui Costa manda reativar 60 leitos do Clériston Andrade

16 de Março de 2015 | 15h 12

Rui Costa destacou que as áreas de saúde e educação serão prioridades

Rui Costa manda reativar 60 leitos do Clériston Andrade
Governador destacou a saúde e educação nos investimentos

O governador Rui Costa participou nesta segunda-feira (16), em Feira de Santana, da solenidade de entrega de novos ônibus escolares, realizada no pátio do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), onde também foram distribuídos 152.840 quilos de sementes para agricultores de 17 municípios do Portal do Sertão.

Na ocasião, o governador assumiu o compromisso de reativar os 60 leitos do Hospital Clériston Andrade, que estão fechados, e destacou que as áreas de saúde e educação serão prioridades durante seu governo.

“Na visita que o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, fez ao Clériston, ele me apresentou um relatório e me informou que entre algumas decisões que ele tinha tomado, uma delas foi mandar reativar os 60 leitos do hospital, o que eu espero que aconteça o mais rápido possível. Eu pedi pra ele fazer uma visita em todos os hospitais e verificar a possibilidade de reativar ou de reimplantar novos leitos dentro das unidades existentes, pois muitas vezes o espaço de alguns hospitais pode ser redimensionado para que recepcione mais leitos e mais pessoas”, afirmou.

Outro compromisso reafirmado pelo governador é a construção de um novo hospital em Feira de Santana. Ele disse que o compromisso foi registrado na justiça eleitoral e que pretende iniciar a construção até dezembro deste ano.

“Estamos vendo quanto de recursos podemos investir nesse hospital e estou em negociação. Quero reafirmar esse compromisso, pois Feira de Santana merece um novo hospital”, afirmou.

Regulação

Sobre os problemas enfrentados para regulação de pacientes, o governador Rui Costa afirmou que um dos caminhos para solucionar o problema é o aumento dos leitos. Ele afirmou que a secretaria estadual de Saúde está redimensionando a quantidade de leitos normais em cada hospital e que o secretário está visitando hospitais para aumentar o número de leitos onde for possível.

Outra medida que, segundo o governador, ajuda a melhorar a regulação no estado, é a construção de novos hospitais. Ele afirmou que a construção de algumas unidades está em andamento e outras terão as obras iniciadas ainda este ano.

O terceiro ponto citado por Rui Costa é a fiscalização, pois, segundo ele, “alguns leitos são contratados da iniciativa privada e é preciso que a equipe de fiscalização da secretaria de Saúde esteja atenta para eventualmente estar pagando leitos, que não sejam plenamente ocupados”.

 

Obras de desenvolvimento urbano em Feira

Também na manhã desta segunda, o governador assinou ordem de serviço para a última etapa do projeto da Lagoa Grande, com investimento de 23 milhões de reais. Segundo ele, o local vai receber uma série de obras na área de desenvolvimento urbano, como esgotamento sanitário, equipamento de lazer, melhorias habitacionais e unidades sanitárias.

“Estas intervenções deverão concluir as obras de saneamento e urbanização desta importante área da cidade, que tem tamanho equivalente ao Dique do Tororó, em Salvador, e que vinha recebendo esgoto nos últimos anos. A ideia é que esta lagoa possa ser utilizada para o lazer, como é utilizado o dique em Salvador”, disse o governador.

Visitas a escolas e hospital

Como parte das ações em Feira de Santana nesta segunda, o governador Rui Costa vai visitar o Hospital Estadual da Criança (HCE) e também escolas da rede municipal e estadual. Ele vai ver de perto como estão as estruturas físicas e os equipamentos do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro e da Escola Municipal Eli Queiroz de Oliveira.

“Vou visitar o HEC para conhecer de perto o funcionamento, pois assim a gente consegue pensar melhor e executar melhor, pois além de ver os relatórios, estarei vendo o funcionamento pessoalmente. Vou visitar hoje uma escola estadual, uma escola municipal e o HEC para ver de perto a área da educação e da saúde”, afirmou.

Convocação de policiais aprovados em concurso

Dos quatro mil candidatos que esperavam a convocação no concurso da Polícia Militar, dois mil foram convocados no último domingo (15). Rui Costa explicou que o governo fez um esforço grande para consegui convocar a metade dos candidatos, já que a administração esbarra na Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A orientação das secretarias da Fazenda e Administração era para chamar menos de mil pessoas, pois tenho que cumprir a lei de responsabilidade fiscal, que diz que o governador está proibido de gastar mais que 46% da receita corrente liquida do estado. Somente no ano de 2014, fechamos o ano com 45,7%, portanto, eu praticamente não tenho margem de gastos. Fiz uma aposta que a economia vai ser retomada e que a arrecadação do estado vai melhorar, por isso convoquei 2 mil aprovados”, afirmou.

Rui Costa informou ainda que quer, até dezembro deste ano, divulgar o edital do concurso público dos professores. “Acabei de autorizar transformar todos os PSTs, que são professores, em Reda e isso teve um impacto no gasto de pessoal. Então estou fazendo um esforço enorme para fazer essa convocação”, destacou.

Manifestações

Sobre as manifestações que ocorreram no domingo (15) em todo país, contra a corrupção e contra o governo da presidenta Dilma Rousseff, o governador Rui Costa afirmou que é um direito da democracia. Ele disse que é favor de qualquer ato democrático.

 

“Graças a Deus hoje consolidamos a democracia no país. A democracia é a oportunidade de todos se manifestarem, até os que pensam contra a democracia. Eu vi cartazes pedindo ditadura militar, intervenção militar. Então a riqueza da democracia é essa, permitir que todos tenham direito de se expressar. Mas acho que tem muita gente com pensamento diferente. Em Salvador, eu vi deputado fazendo selfie, então isso não é nenhuma referência para os jovens”, afirmou.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje