Micareta terá menos atrações e mais qualidade, diz secretário - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Geral

Micareta terá menos atrações e mais qualidade, diz secretário

16 de Março de 2015 | 10h 42

Ano passado 80 atrações se apresentaram na festa, esse ano o número será reduzido

Micareta terá menos atrações e mais qualidade, diz secretário
A micareta acontece de 23 a 26 de abril

A redução orçamentária da Prefeitura Municipal de Feira de Santana irá impactar em 30% a verba destinada para a realização do maior Carnaval fora de época do país, a Micareta de Feira. Diferente do ano passado, quando foram investidos R$ 4 milhões e arrecadados apenas R$ 1,5 milhão, neste ano a intenção da municipalidade é gastar menos e arrecadar mais. Esse corte de despesas irá afetar diretamente na quantidade de atrações da festa, porém a qualidade da programação não será alterada.

 

A Secretaria de Esporte, Cultura Esporte e Lazer, responsável pela organização da festa, já tem um planejamento completo e está trabalhando para executá-lo dentro da arrecadação disponível. E diferente do ano passado quando se apresentaram cerca de 80 atrações nos quatro dias de festa, em 2015 esse número será reduzido. Além de tornar mais austero os gastos, a diminuição de trios irá facilitar a organização da Micareta.

 

Apesar de não falar em números, o secretário Rafael Pinto Cordeiro, confirmou o corte, mas garante que a mudança poderá ser benéfica. “Realmente vai haver uma diminuição, como pode ser visto no Brasil inteiro as Micaretas estão desaparecendo ou diminuindo, mas esse fator não irá diminuir a festa. As atrações vão continuar com o mesmo brilho, agora estamos tentando diminuir as atrações para os trios terem mais distância um do outro e assim a população poder aproveitar mais é uma mudança de ordem técnica, que vem para somar”.

 


A exemplo do que aconteceu neste ano no Carnaval de Salvador, as festas populares tendem a convergir em um caráter mais populista. E com boas atrações para o folião pipoca, o povo voltará para as ruas e será agente ativo na festa, ressaltou Rafael Cordeiro. “O que eu vejo é que a Micareta está cada vez mais voltando a ser um produto cultural e é bom que isso aconteça, está se tornando um festejo realmente popular expressando a nossa cultura local, regional”.

 

O investimento privado acontecerá, mas esse ano será menor que o ano passado, o secretário Rafael Cordeiro aponta a insegurança do mercado financeiro brasileiro como uma das principais causas. “Em razão da dificuldade financeira que o País está passando existe uma necessidade de muitas empresas em participar do evento, mas não podemos tapar o sol com a peneira. Temos que ser realistas e sabemos que a crise atual está sendo tratada, mas a nossa intenção é trazer mais investidores, pois a festa é uma iniciativa conjunta entre o privado e o público”.

 

De cara nova

 

A Micareta de Feira já tem a identidade visual para 2015. O novo logo que irá carregar o peso de décadas de tradição, é bem colorido e tenta resgatar os saudosos tempos dos bailes de máscaras, como ressaltou o secretário. “A marca desse ano não será igual a do ano passado, e a nova marca representa a nova tendência popularesca, pois representa os bailes carnavalescos, tem cores vivas, modernas e a marca tem esse papel de dar a identidade à festa”.

 

Feira de Santana não vai seguir o exemplo de Salvador e usar os trinta anos de axé como tema para a festividade, mas isso não impedirá as homenagens e as presenças de artistas que fizeram história no ritmo baiano. “Posso adiantar que o tema da Micareta não será os trinta anos do Axé Music, mas a maioria dos grandes nomes estarão presentes fazendo a alegria do povo. E a gente quer que a Micareta permaneça esse caldeirão cultural”, salientou o secretário.


Atrações

 

Apesar da grade de atrações já estar praticamente completa os nomes ainda são um segredo, e Rafael Cordeiro disse que só divulgará nomes no evento de lançamento a festa momesca. “Algumas ações estão acontecendo, mas nada melhor do que a divulgação da grade que está muito próximo de acontecer para aquecer a folia e ser dada a largada para a Micareta 2015”, finalizou o secretário. 

FONTE: Folha do Estado



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje