O comércio varejista na Bahia registrou, no mês de janeiro, queda de 1,5% nas vendas, em relação a igual mês de 2014, segundo informações da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e regionalizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Sei).
Na mesma base de comparação, o cenário nacional apresentou estabilidade de 0,6%. Na análise sazonal, o varejo na Bahia cresceu 0,2% em relação à taxa negativa de dezembro (5,1%). A queda no volume de negócios realizados na Bahia reflete, segundo apontou a Sei, o reduzido nível de confiança do consumidor. “Muitos consumidores adiam as compras em virtude das incertezas, ou pelo elevado comprometimento das suas receitas e pela demanda dos bens de consumos duráveis estarem se estabilizando após crescimento expressivo nos últimos anos”, disse a superintendência em comunicado.
Em termos nacionais, o IBGE constatou que as vendas do comércio cresceram em volume 0,8% em janeiro ante dezembro. Na comparação com janeiro de 2014, sem ajuste sazonal, as vendas cresceram 0,6%. Especialistas alertam, entretanto, que o resultado não altera o cenário pessimista para o setor.
FONTE: Bahia Notícias