Engenheiro cria novo método para escoar água de chuva - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Bahia

Engenheiro cria novo método para escoar água de chuva

13 de Março de 2015 | 16h 12
Engenheiro cria novo método para escoar água de chuva

Um dispositivo inovador para galeria de águas pluviais, canalização de rios e esgotamento sanitário foi apresentado, nesta quinta-feira (12), à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). São os módulos multidimensionais de concreto pré-fabricados, que permitem o escoamento de água da chuva de maneira cinco vezes mais eficiente em relação às redes atuais. 

O formato da galeria - com uma base em ‘V’ - permite o aumento da velocidade do fluxo de água, impedindo entupimentos e promovendo capacidade de escoamento de até 100 mil litros de água por segundo. “Com o crescimento das grandes cidades e o período de chuva torrencial, surgem alagamentos, bueiros estourados e outros prejuízos decorrentes de sistemas antigos e deficientes’, avalia o titular da SIHS, Cássio Peixoto. 

“Soluções como essa trazem alívio para as cidades, para a população e para os cofres públicos, uma vez que os recursos alocados em situações emergenciais podem ser investidos em outras áreas”, enfatiza o secretário. De acordo com ele, os benefícios dessas galerias estão no fato de existirem dutos específicos para passagem de fibra óptica e demais intervenções elétricas e tecnológicas.

Diferencial

Outro diferencial do projeto é a possibilidade de fechar o sistema com tampa rodoviária, também de concreto, que suporta o tráfego de veículos de até 45 toneladas, ou seja, a mesma carga da Ponte Rio-Niterói. A galeria multidimensional pode ser aplicada próxima à superfície, dispensando enterrar valas profundas, detalha Cássio Peixoto. Isto significa que a inovação requer 70% menos de movimentação de terra, diminuindo o custo de construção das galerias.

A novidade brasileira foi criada pelo engenheiro civil e pesquisador da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Maurício Santiago. Segundo ele, “a galeria em ‘V’ potencializa o fluxo de águas pluviais, não acumula detritos e torna o sistema autolimpante, reduzindo em 30% o custo de manutenção”. O pesquisador disse que o projeto está patenteado e foi publicado em 113 países.

O projeto também pode ser utilizado para desvio de águas de rios. “Algumas cidades sofrem com o período de cheias. E em trechos muito urbanizados, os rios sofrem. Assim, a canalização do curso do rio, via galeria multidimensional, é uma solução rápida e mais barata do que as obras tradicionais”, argumenta o engenheiro civil. 



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje