Blitz no litoral norte vai coibir o uso irregular de quadriciclo - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Geral

Blitz no litoral norte vai coibir o uso irregular de quadriciclo

12 de Março de 2015 | 09h 22
Blitz no litoral norte vai coibir o uso irregular de quadriciclo

 Neste sábado (14), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza blitz no litoral norte para coibir a circulação de condutores de quadriciclos que não possuem habilitação e conferir os equipamentos obrigatórios do veículo. A operação faz parte da campanha “Quadriciclo não é brinquedo”, que visa conscientizar as pessoas sobre as normas para o uso desse tipo de veículo, muito utilizado por crianças e adolescentes, e fiscalizar as condutas irregulares. No último final de semana, equipes da Escola Pública de Trânsito realizaram na região ações educativas com informações sobre a legislação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), somente os maiores de 18 anos podem dirigir o quadriciclo, portando carteira de habilitação categoria B. O veículo deve estar equipado com placa de identificação, espelhos retrovisores, de ambos os lados, farol dianteiro, lanterna, indicadores luminosos de mudança de direção, velocímetro, buzina, pneus em bom estado e protetor das rodas traseiras.

O coordenador da operação, major PM Luide Souza, faz um alerta aos pais de menores que usam quadriciclos. “Se for flagrado, o veículo será apreendido e levado para o pátio do Detran. Os pais serão responsabilizados e encaminhados ao Conselho Tutelar, conforme prevê o art. 103 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que considera essa conduta como crime ou contravenção penal. O quadriciclo só será liberado mediante apresentação de condutor habilitado e pagamento das diárias de estacionamento”, ressaltou.

Além da blitz, as ações educativas vão continuar neste final de semana, na Ilha de Itaparica e no Parque de Exposições de Salvador, onde acontece um evento do setor agropecuário. 



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje