Novo ambulatório da Maternidade Tsylla Balbino amplia atendimento - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Saúde

Novo ambulatório da Maternidade Tsylla Balbino amplia atendimento

12 de Janeiro de 2016 | 15h 56
Novo ambulatório da Maternidade Tsylla Balbino amplia atendimento
Foi inaugurado nesta terça (12), o novo ambulatório da Maternidade Tsylla Balbino, em Salvador.
As novas instalações do ambulatório da Maternidade Tsylla Balbino, localizada em Salvador, foram inauguradas nesta terça-feira (12). Com um investimento de R$ 118 mil da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a unidade passou por completa readequação. “Com essa obra, nós damos mais qualidade à assistência para as gestantes de todo o estado. Conseguiremos aumentar o número de consultas oferecidas para as pacientes com necessidade de referência. Com isso, o Governo do Estado está ampliando a oferta de atendimento de alta complexidade materno-infantil”, destacou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.
 
No ambulatório são realizados cerca de 3,5 mil atendimentos anuais, dentre estes, o pré-natal de alto risco, consultas ginecológicas e procedimentos cirúrgicos, como ligadura tubária, plástica vaginal, miomectomia e histerectomia. Todas as pacientes são atendidas por equipe multiprofissional, composta por médicos gineco-obstetras, cirurgiões e clínicos, além de técnicas de enfermagem, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogas, odontólogas, assistentes sociais e nutricionistas. 
 
No serviço ainda é disponibilizada a triagem neonatal, que contempla os testes do pezinho, olhinho e orelhinha, realizados por técnicas de enfermagem, fonoaudiólogas e oftalmologistas, respectivamente. O ambulatório também conta com serviços de apoio diagnóstico, como ultrassonografia e laboratório. A diretora geral da maternidade, Rita Calfa, explica que as mudanças proporcionarão um ambiente mais acolhedor para profissionais e pacientes. “Conseguiremos retomar a nossa capacidade máxima de atendimento, além de termos um espaço mais adequado tanto para os profissionais quanto para as pacientes”, disse.
 
Dentro do serviço de ginecologia, destaque para o tratamento de miomatose uterina e endometriose, por meio do programa de medicação de alto custo, com a realização de cirurgias, quando necessárias. Uma das pacientes acompanhadas no ambulatório é Cíntia Nunes. “Há mais de um ano passo por consultas na maternidade. Vejo que o espaço melhorou e acredito que o atendimento irá melhorar ainda mais”, afirmou.

FONTE: SECOM- BA



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje