Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, domingo, 21 de julho de 2019

Bahia

Governo lança projeto de apoio a comunidades quilombolas em Cachoeira

06 de março de 2015 | 09h 13
Governo lança projeto de apoio a comunidades quilombolas em Cachoeira
Contribuir para a estruturação e fortalecimento de práticas produtivas do cultivo de ostra, do artesanato, do azeite de dendê artesanal e do turismo étnico. Este é o objetivo do projeto ‘Cidadania Quilombola’, lançado na tarde desta quinta-feira (5), no Quilombo do Kaonge, em Santiago do Iguape, distrito do município de Cachoeira, no Recôncavo. 
 
Contemplado pelo Edital de Apoio a Empreendimentos de Matriz Africana da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto vai beneficiar 116 pessoas de 14 quilombos da Bacia e Vale do Iguape. O ‘Cidadania Quilombo’ vai promover ações para formação e produção das famílias quilombolas para uma gestão participativa. O período previsto para execução é de dois anos, com investimento de R$ 232 mil.
 
“O projeto vai incrementar e dar visibilidade no que já vem sendo realizado nas nossas comunidades. Nós somos o maior produtor de ostra do estado. São retiradas cerca de duas mil dúzias e 320 quilos de ostra por mês”, explica o coordenador do Centro de Educação e Cultura do Vale do Iguape, entidade executora do projeto, Ananias Viana. Presente no evento, o secretário do Trabalho, Álvaro Gomes, destacou a importância econômica e cultural da iniciativa. “Além da geração de trabalho e renda dessas comunidades, o projeto fortalece e dá visibilidade a empreendimentos genuinamente de matriz africana”.


Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje