Rede de Atenção Básica discute doença falciforme - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Saúde

Rede de Atenção Básica discute doença falciforme

08 de Dezembro de 2015 | 17h 30
Rede de Atenção Básica discute doença falciforme

A Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira, 7, o III Ciclo de Capacitações para Profissionais de Saúde. O tema foi: Doença Falciforme no Cenário Atual de Feira de Santana.  O objetivo é capacitar os profissionais que atuam no setor para diagnosticar a doença de forma precoce e fazer o encaminhamento ao centro de referência.

O evento contou como palestrantes com o dr. Fábio David Couto, fisiopatologista da doença falciforme, que falou sobre a interferência da doença na vida do paciente; o dr. Fernando Luiz falou sobre a abordagem clínica e cuidados emergenciais dos pacientes com doenças falciforme; enquanto o dr. Camilo Oliveira discorreu sobre a importância do exame dopller na detecção precoce do AVC em crianças com anemia falciforme.

Para o coordenador de Odontologia, Arilson Silva, “é de extrema importância ao profissional que atua diretamente com o paciente do SUS ser capacitado, porque assim ele oferecerá um melhor atendimento, e mais especializado”.

Dr. Fábio David explicou sobre a importância de dar visibilidade ao tema e sobre o manejo clínico adequado. A nutricionista Lívia da Silva falou sobre a responsabilidade de conhecer mais sobre a doença. “O principal aprendizado da capacitação é saber identificar e encaminhar o paciente ao centro de referência”, destacou.

Coordenadora do Centro de Referência em Anemia Falciforme, Luciana Brito acentuou a importância de descongestionar os hospitais e mostrar que esse pacientes podem ser tratados na atenção básica com diagnósticos precisos.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje